Banco de Alimentos

A ONG Banco de Alimentos foi criada com base na seguinte reflexão: “O Brasil que desperdiça alimentos precisa conhecer o Brasil que passa fome, só assim é possível mudar a cultura da desigualdade”.

Inspirada na ideia de reduzir o desperdício de alimentos na indústria e comércio, distribuindo o excedente para instituições sociais, a ONG realiza uma ação chamada Colheita Urbana. Esta iniciativa possibilita a complementação alimentar de qualidade para mais de 20 mil pessoas todos os dias. 

O projeto conta com motoristas que recolhem em estabelecimentos parceiros alimentos que perderam o valor de venda, mas ainda estão perfeitos para consumo. Após isso, eles distribuem o que foi coletado para as instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos. 

Para ensinar as instituições atendidas a tirarem o máximo proveito nutricional com o preparo correto dos alimentos, a ONG realiza cursos exclusivos e mensais de capacitação para o aproveitamento integral de legumes, frutas e verduras, com a participação de cozinheiras, cuidadores, voluntários e auxiliares. 

A ONG também leva conhecimento às empresas e desenvolvem projetos para crianças e adolescentes, a fim de conscientizar cada um sobre sua responsabilidade individual e coletiva na construção de uma sociedade mais humana e sustentável. 

Por evitar o desperdício de alimentos e fornecer comida para pessoas em situação de fome, a ONG Banco de Alimentos está alinhada com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: o 12° objetivo que visa assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis e o 2° objetivo que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Fontes

https://www.bancodealimentos.org.br